PROPÓSITO, VALORES e TALENTOS: Um tripé para uma Vida com Sentido

PROPÓSITO, VALORES e TALENTOS: Um tripé para uma Vida com Sentido

Como você tem buscado dar sentido para sua Vida?

De tanto responder perguntas relacionadas a esse tema, minha mente organizou a resposta em forma de um triangulo, até mesmo por ter, na integração desse tripé, boa parte da sustentação de nossa metodologia: o COACHING INTEGRATIVO. Vamos a ele.

PROPÓSITO é o que dá a tônica à nossa missão, é de onde deriva nossa vocação ou carreira. Quando o desconhecemos, acabamos tendo uma vida sem sentido. Por outro lado, quando o propósito infla, ficamos cegos, correndo o risco de virar grandes sonhadores, quase pescadores de ilusões.

Os VALORES estão relacionados às coisas que realmente são importantes para nós, como se fossem as sementes que viemos plantar nessa vida. Podemos identificar essas palavras entre os substantivos, por exemplo: ética, liberdade, amor, fraternidade e segurança. Quando não os conhecemos, vivemos uma vida vazia. Em contrapartida, muito apego aos valores gera uma dificuldade de compreender a diversidade, levando ao radicalismo e à intransigência.

Já os TALENTOS podem ser encontrados entre os verbos, pois estão relacionados ao que fazemos bem e sem esforço, portanto, de forma natural. Nosso desafio aqui é descobri-los e aprimorá-los dentre as tantas habilidades que nossa mente tem capacidade de aprender. Quando não temos clareza sobre nossos talentos acabamos resolvendo nossos desafios sem eles, o que tem como consequência uma vida de muito esforço e dificuldades. No entanto, abusar de seu uso, pode gerar uma vida sem foco ou objetivo, rotinas com muita ação e pouco resultado.

Agora a pergunta: como equilibrar esse tripé?

Imagine que você tem 10 sementes para distribuir entre 3 vasos: PROPÓSITO, VALORES E TALENTOS. Em seguida, observe por alguns instantes seu momento atual e responda: Quantas sementes você tem depositado em cada um desses vasos?

Pessoas que têm clareza sobre seu PROPÓSITO reconhecem que ele não é um destino e, sim, um caminho. Assim, conseguem caminhar com segurança, mesmo no escuro.

Pessoas que têm clareza sobre seus VALORES possuem a consciência sobre o que lhes é importante. Dessa forma, fazem escolhas e tomam decisões de forma madura.

Pessoas que têm clareza de seus TALENTOS conhecem sua capacidade de realização. Desse modo, suas ações são assertivas e alinhadas ao legado que se quer deixar.

Agora que as sementes estão devidamente distribuídas, você é capaz de identificar qual dos seus vasos merece ser cuidado no momento. Alguns podem estar sofrendo com excesso e outros, com escassez de sementes. O importante, contudo, é saber que você tem as sementes e que pode distribuí-las como quiser, uma vez que esses vasos estão assim agora, mas já foram diferentes – e, provavelmente, ainda mudarão muitas vezes.

E esse é o principal exercício da escola da vida, descobrir um pouco de nós mesmos a cada instante – e quem sabe encontrar as 3 respostas abaixo de forma equilibrada:

  • Quem eu quero ser nesse mundo? Tem relação ao nosso PROPÓSITO.
  • O que vim fazer no mundo? Tem relação com nossos VALORES.
  • Como farei o que vim fazer no mundo? Tem relação com nossos TALENTOS.

 

1 comment found

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.

Scroll Up